Instrumentalização
Proposta 1
• Antes da aula
o Leitura prévia do texto “Fontes de energia”
• Durante a aula
o Questionar os alunos sobre o que é a energia e escrever as ideias dos alunos no quadro. Ressaltar que a definição do conceito de energia é difícil e citar Feymann sobre esse mesmo conceito.
o Perguntar de onde vem a energia e dialogar com os alunos sobre as várias fontes que eles já conhecem.
o Identificar as várias manifestações de energia do nosso dia-a-dia, utilizando vários exemplos do cotidiano (usar um secador, vela, calculadora solar e pilha).
o Utilizar uma imagem e questionar os alunos: (Figura 1)
Quais as manifestações de energia apresentadas?
Citar outros exemplos de manifestações de energia.
Será que em cada manifestação está presente uma energia diferente?
o Visualização de um vídeo que contenha as várias fontes e formas de energia.
• Após a aula
o Pesquisar e listar os diferentes tipos de recursos energéticos
Proposta 2
• Durante a aula
o Com os conceitos trazidos pelos alunos e com uma imagem representando as diferentes formas de energia, questionar: (Figura 2)
Quais são os combustíveis fósseis? Cite algumas desvantagens de sua utilização.
Selecione, entre as imagens indicadas, quais são as fontes de energia renováveis e não renováveis.
Por que motivo é necessário explorar fontes de energia alternativas?
o Trabalhar com a música:
• Após a aula
o Fazer uma tabela indicando algumas vantagens e desvantagens na utilização das fontes de energia renováveis.
Proposta 3
• Durante a aula
o Socializar a atividade anterior, criando situações-problemas para que os alunos possam resolver ou propor possíveis soluções.
o Realização de um passatempo onde estão os conceitos das fontes de energia, em seguida construir um mapa de conceitos relacionando com as manifestações de energia.
o Dividir a sala em grupos para construção de uma maquete
• Após a aula
o Construção de uma maquete
Proposta 4
• Durante a aula
o Exposição das maquetes
o Concluir o trabalho com o poema: "Se tu fores ver o mar (Rosalinda)"
As imagens e o poema está em Anexos
Nenhum comentário:
Postar um comentário