Avaliação:
Dividir a sala em dois grupos. Um grupo irá defender o uso dos recursos renováveis e o outro irá defender o uso dos recursos não-renováveis. Cada equipe terá que ter um juíz, um advogado de defesa e um promotor. Eles terão que apresentar argumentos que defendam o uso dos recursos energéticos.
Critérios para avaliação:
*Criatividade
*Poder de persuasão
*Pontualidade
*Participação
Objetivo: Perceber se os alunos entenderam a importância dos recursos energéticos e quais os efeitos positivos e negativos que eles podem trazer para nossa sociedade.
Texto síntese:
A primeira forma de energia que o homem utilizou foi o esforço muscular (humano e de animais domesticados), a energia eólica (vento), e a energia hidráulica, obtida pela corrente dos rios. Posteriormente, com a Revolução Industrial, na segunda metade do séc. XVIII e no séc. XIX, surgem as modernas máquinas, sendo as fontes de energia mais utilizadas a madeira e o carvão.
No século XX, com a invenção do motor de explosão, o petróleo começou a ser o principal recurso energético.
Atualmente, os recursos energéticos que podem ser utilizados pelo homem são de dois tipos: não renováveis e renováveis.
Os combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural) são recursos não renováveis isto é, um dia se esgotarão completamente; eles também são muito poluidores, pois o seu uso implica muita poluição do ar. Assim, o Homem teve a necessidade de encontrar energias alternativas para suprimir as suas necessidades e eliminar os problemas ambientais. Das alternativas possíveis são a energia eólica, solar, hidroelétrica, geotérmica, marés, ondas, biomassa e biogás.
As fontes de energia estão ligadas ao tipo de economia: quanto mais industrializada ela for, maior será o uso de energia.
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